Liturgia Católica

São Paulo Schola Cantorum – Brazilian Schola Cantorum

Exéquias ou Cerimônia de corpo presente, Missa de sétimo dia

A presença do Senhor Ressuscitado, no momento de dor e sofrimento com a separação causada pela morte, nos reconforta e enche de esperança.

Dom Geraldo Lyrio

* * *

A Antífona da Entrada, música que abre a celebração da Missa Pro Defunctis, nos diz: “Descanso eterno dai-lhes, Senhor; e a luz perpétua os ilumine”. Texto do Antigo Testamento, do Livro de Esdras, nos faz refletir o caráter paradoxalmente a efemeridade da vida terrena e a eternidade do amor de Deus por seus filhos. Lembra-nos, igualmente, da força da oração dos amigos e parentes que rezam por aquele querido que está com o Pai.

Seguramente nossa prece auxilia e dá conforto tanto à família que chora a perda dos seus quanto a alma que caminha para o encontro definitivo com seu criador.

Mas a vida, que inspirastes por um sopro, permanece

como germe imperecível dum viver que não fenece.

A esperança nos consola: nossa vida brotará.

O primeiro a ressurgir, Cristo, a vós nos levará.

(Trecho do Hino da Liturgia das Horas para o dia de Finados)

* * *

A celebração da Missa ou das Exéquias – celebração que reza os textos bíblicos relacionados, sobretudo, ao caráter Pascal da morte do cristão – constitui uma excelente oportunidade para reafirmarmos nossa esperança e fé em Jesus Cristo.

A música também, por sua força própria, unida à interpretação dos textos dos Salmos principalmente, ajuda a suavizar esse momento difícil. 

Conte com nossa experiência para preparar uma bonita homenagem ao seu ente querido.

Custos

A espórtula sugerida para o serviço musical de Órgão e Canto gregoriano estabelece-se em R$470,00 na cidade de S. Paulo.

O serviço inclui:

  • Assessoria litúrgica e musical completa por vídeo conferência ou telefone.
  • Escolha do repertório musical personalizado
  • Elaboração, à combinar, de folheto litúrgico com cantos e textos da missa para que todos possam acompanhar a liturgia.
  • Apresentação musical durante a liturgia em questão com Órgão e Canto Gregoriano para as partes fixas da Missa (que seriam apenas pronunciadas) – garantindo solenidade e leveza à celebração. As demais partes musicais devem ser combinadas diretamente com o Ministro de Música.

O pagamento pode ser realizado online com cartão de crédito, débito e boleto bancário através do serviço PagSeguro do grupo UOL disponível abaixo – ou em espécie diretamente com o Ministro da Música convidado.





Quaisquer dúvidas, pedimos gentilmente para entrar em contato: + 55 11 94486 0603.

 

Instrução para celebração e textos oficiais da Igreja

 
Rito das Exéquias completo